terça-feira, 27 de abril de 2010

REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL R.P.G

REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL – R.P.G.

É muito raro uma pessoa que trabalha e vive na cidade grande não se queixar de dores na coluna ou tensão muscular. O estresse, os problemas e o ritmo alucinado do dia-a-dia deixam seqüelas no nosso corpo. O organismo é forte, mas tem seus limites, um dia, ele acaba manifestando os problemas causados pela pressão a qual está constantemente submetido, pois o corpo é uma rede de músculos interligados e as reações sempre ocorrem em cadeia. Dores nas costas entre outras dores, na maioria das vezes, são conseqüências da má postura. Os músculos antigravitários são os responsáveis pela sustentação do peso do corpo, mantendo assim, a postura. Quando não estão perfeitamente alinhados, estes músculos não exercem sua função de maneira eficaz, causando a má postura. A nossa consciência corporal passa a identificar a postura alterada como a correta. Assim, as atividades do dia-a-dia são realizadas sob condição inadequadas, sobrecarregando determinadas estruturas do corpo. No que posteriormente surgirão as dores e mais a longo prazo complicações mais severas.


A Reeducação Postural Global ou RPG,é uma técnica revolucionária que considera os sistemas muscular, sensitivo e esquelético como um todo e procura tratar, de forma individualizada, os músculos que se diferenciam na estrutura. O RPG atua de forma globalizada, alongando as cadeias musculares encurtadas, através de posturas de estiramento ativo usando a modalidade de musculação isotônica excêntrica, que alonga o grupo muscular que está sendo tratado e, ao mesmo tempo, aumentando a força muscular.
Durante o tratamento a respiração é trabalhada de forma específica para cada caso, proporcionando um alongamento muscular e melhorando a funcionalidade entre a respiração e a postura. “A RPG proporciona um relaxamento respiratório, pois trabalhamos também o principal músculo responsável pela respiração (diafragma), tornando o tratamento global, ou seja, tratamos o corpo como um todo”.
O diagnóstico é individual e específico de acordo com as necessidades de cada paciente. O tratamento não é apenas no local da dor e sim em todo o corpo. As sessões são semanais, durando aproximadamente 60 minutos. Os resultados aparecem. Geralmente na décima sessão e alcaçam sucesso em até 90% dos casos. E pode ser indicado para pacientes de todas as idades.


Quando o paciente é submetido aos cuidados do tratamento do R.P.G ele pode corrigir a postura, resolver problemas crônicos de coluna e entre outras disfunções, tonificar os músculos, melhorar a asma e bronquite e crescer de dois a três centímetros, com a recolocação dos ossos no lugar correto.


Quais as indicações da R.P.G?
Um dos principais objetivos é tratar desvios posturais e suas dores decorrentes. É indicada não somente para quem sentem dores, mas também para prevenção de doenças e para o relaxamento.
Principais indicações para o tratamento de R.P.G. são:

- Prevenção e tratamento de Hérnias de dico, osteófitos ( ¨bico de papagaio¨), cervicalgia, dorsalgia, lombalgia;

- Desvios ortopédicos: pés planos e cavos, joelho valgo ou varo, joanetes, escoliose;

- Reumatológico : artrites, artrose, bursite, tendinite, entre outros;

- Dores articulares;

- Respiratórios: Asma, Bronquite, Entre outros;

- Somáticos: Stress, distúrbios circulatórios e entre outros;

- Praticantes de atividades física regulamente, evitando atitudes posturais viciosas e melhorando a estabilização articular, o que previne lesões e dores pós-atividades.


PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

- Diminuição das dores causadas pela Érnia de disco;

- Liberação de toxinas (promovendo a saúde ao balancear todo o organismo);

- Fortalecimento do sistema imunológico;

- Estimulação do sistema circulatório;

- Melhora dos distúrbios do sistema nervoso;

- Melhora das dores musculares;

- Melhora do aparelho respiratório;

- Melhora dos desvios posturais ( Lordose, escoliose, cifoses entre outras);

- Melhora da postura.

- Não cura, mas ajuda muito quem tem artrite, fibromialgia, dores de cabeça e lesões causadas pelo esporte.



Drª Marcia Neves
Fisioterapeuta
Especialidades:Fisioterapia, Reeducação Postural Global (R.P.G), Pilates, Estética Facial e Corporal.
Contato:(21)2524-4933 / (21)3027-8393 / 8688-3331
Av. Treze de Maio 23 sala 1734 e 1733 - Centro - Rio de Janeiro - R.J Cep: 20031-007
E-mail:fisiospamn@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário