quinta-feira, 29 de abril de 2010

ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NO CÂNCER DE MAMA

ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NO CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama afeta mais mulheres do que qualquer outro tipo de câncer. O risco de uma mulher desenvolver um câncer de mama dobra a cada dez anos.

É geralmente raro em mulheres jovens, o câncer de mama é a causa mais comum de morte em mulheres entre 35 e 50 anos, embora seja verdade que muitas mulheres, incluindo aquelas abaixo de 50 anos, são diagnosticadas e tratadas com sucesso. Também vale a pena lembrar que de cada dez nódulos de mama encontrados, nove são benignos. Para os que são malignos ou cancerosos, quanto mais precoce o diagnóstico e tratamento, maior será a chance de sobrevivência da mulher.

O câncer consiste em células que estão crescendo e se dividindo a um ritmo maior do que as que estão morrendo, assim, o grupo de células que forma o nódulo aumenta desordenadamente, à medida que o nódulo aumenta de tamanho, algumas de suas células adquirem a habilidade de se destacar dele, através da corrente sangüínea, atingir outras partes do corpo. A isso se dá o nome de metástase do câncer e algumas das células que atingem a corrente sangüínea vão formar novos nódulos em diferentes áreas do corpo. No caso de as células cancerosas crescerem em áreas importantes do corpo, como os pulmões, o fígado ou o cérebro, ou se as células envolveram um grande número de ossos, elas podem causar problemas graves.

A primeira indicação de que alguma coisa está errada pode ser notada pela própria mulher quando encontra um nódulo ou uma alteração na mama ou pelo clínico ao examinar a mamografia. É muito importante que você aprenda a sentir-se as suas mamas de modo a poder identificar qualquer alteração nelas. Qualquer mudança encontrada deve ser comunicada imediatamente ao seu médico.

É normal ter alguma nodulação ou espessamento nas mamas. Ao examinar suas mamas mensalmente, você aprenderá o que é normal para você e irá notar quando ocorrer alguma alteração.

O auto-exame da mamas em 3 passos:

• No chuveiro – Com os dedos esticados movimente as pontas dos dedos por todas as partes de cada mama. Verifique se há presença de qualquer espessamento, nódulos endurecidos ou caroços.

• De frente para um espelho – Com os braços ao lado do corpo, olhe suas mamas. Levante os braços para os lados ate acima da cabeça e verifique se houve alguma mudança no formato de alguma das mamas, ou ocorreu á formação de inchaço ou covinhas ou se houve mudança nos mamilos.

• Deitada – Para examinar a mama direita, coloque um travesseiro embaixo do ombro direito. Coloque o braço direito embaixo da cabeça. Então, usando os dedos da mão esquerda esticados, pressione delicadamente a mama direita em movimento circulares no sentido horário. Após completar cada círculo, mova os dedos em direção ao mamilo, iniciando uma nova volta, e assim sucessivamente até ter examinado toda a mama, incluindo o mamilo. Repita o procedimento na mama esquerda. Finalmente, esprema o mamilo de cada mama com o dedão e o indicador. A saída de qualquer secreção deve ser comunicada ao se médico imediatamente.

A atuação da fisioterapia no câncer de mama

A fisioterapia no tratamento do câncer de mama é, a principio, fundamental pela sua ação preventiva de complicações que podem ocorrer no pós-operatório são elas:

• Linfedema;

• Limitação do movimento do lado da mama operada;

• Retração e aderência cicatricial;

• Fibrose;

• Alterações posturais.

Na fase do pré- operatória o fisioterapeuta orienta e avalia as condições físicas atuais da paciente, para saber seus objetivos de reabilitação no pós-operatório. Nesta avaliação é entregue também um manual de orientações e exercícios iniciais para que a paciente vá se familiarizando com as adaptações no seu dia a dia que fará no pós-operatório. Digo adaptações, pois não deixará de fazer nada que já realize ou que gostaria de realizar, mas simplesmente irá adaptar levando em conta as orientações dadas.

Os exercícios de membros superiores são de suma importância, com o principal objetivo de estimular a circulação do sistema linfático. Além disto, a atividade física promove um melhor retorno venoso possibilitando novas vias de drenagem da linfa coletada. Outro aspecto importante da fisioterapia motora reside no fato de promover uma boa movimentação da articulação do ombro evitando uma temida limitação dos movimentos do braço. Isto ocorre, particularmente, no período em que a paciente, por medo, desinformada e com dor, com freqüência mantém o braço fletido e o cotovelo junto ao tórax, o que levaria a uma limitação significativa na amplitude dos movimentos, podendo ocasionar o Linfedema.

Linfedema é o excesso de fluidos acumulado fora do vaso linfático que provoca inchaço e dor no membro afetado. A fisioterapia regride os transtornos do linfedema e evita que este aumente com o tempo, o que poderia gerar maior risco de infecções.


Drª Marcia Neves
Fisioterapeuta
Especialidades:Fisioterapia, Reeducação Postural Global (R.P.G), Pilates, Estética Facial e Corporal.
Contato:(21)2524-4933 / (21)3027-8393 8688-3331
Av. Treze de Maio 23 sala 1734 e 1733 - Centro - Rio de Janeiro - R.J Cep: 20031-007
E-mail:fisiospamn@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário