sexta-feira, 23 de abril de 2010

A FORMA CORRETA PARA DORMIR



Passamos uma boa parte de nossas vidas dormindo ou repousando, de forma que devemos considerar o colchão e as posições mais apropriadas para prevenir lesões na coluna. Uma posição que inicialmente se mostra confortável, se mantida por um tempo prolongado pode causar dor. Se você sente dor no pescoço ou dor lombar, deve tomar cuidados redobrados com a postura que adota ao dormir. A posição deitado de lado é a posição mais adequada para quem sofre de dores no pescoço e costas. A posição menos adequada é de bruços, pois aumenta a curva lombar e o pescoço fica torcido.

Você deve estar se perguntando: E se eu não conseguir ficar a noite toda na mesma posição????? Não tem problema pois a permanência por muito tempo em uma mesma posição pode ocasionar desconforto e dor. Um fator decisivo para uma boa noite de sono é relaxar, isto é, soltar as tensões dos músculos do corpo e agindo desta forma, você evitará agressões à sua coluna.
Siga essas dicas e tenha uma boa noite de sono e estando de bem com a sua coluna.

1- Colchão muito duro não é indicado, pois a pélvis fica muito reta e coluna fica “torcida” durante a noite toda .


2- Colchão muito macio também não é recomendado, uma vez que a coluna também fica “torcida“ porque não há uma sustentação eficiente para os ossos da região da bacia.

3- Procure dormir sempre de lado, com um travesseiro não muito macio, na altura do ombro, em um colchão de estrado firme, mas com uma camada superior macia.

4- Ao deitar-se prefira sempre um travesseiro que fique na altura de seus ombros.

5- Também é aconselhável colocar um travesseiro ou almofada entre as pernas, na altura dos joelhos.

6- Ao levantarmos devemos primeiramente nos virarmos de lado, colocar as pernas para fora da cama e com o apoio dos braços levantarmos da cama.

7- Devemos sempre relaxar quando possível a melhor forma de se relaxar é deitar-se de barriga para cima, apoiando a cabeça no travesseiro, e elevando as pernas, colocando abaixo dos pés mais dois travesseiros.


Drª Marcia Neves
Fisioterapeuta
Especialidades:Fisioterapia, Reeducação Postural Global (R.P.G), Pilates, Estética Facial e Corporal.
Contato:(21)2524-4933 / (21)3027-8393 8688-3331
Av. Treze de Maio 23 sala 1734 e 1733 - Centro - Rio de Janeiro - R.J Cep: 20031-007
E-mail:fisiospamn@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário