sexta-feira, 30 de abril de 2010

ARTROSE

ARTROSE

A artrose também chamada de osteoartrose (OA), é uma doença reumática que degenera os tecidos e a cartilagem presente nas articulações causando dor, limitação de movimentos e deformidade articular ( formação de Oxóstoses marginais) que é formação anormal do osso devido ao acúmulo de Ca++, logo o osso fica pontudo e arredondado.


Acredita-se que a artrose pode ocorrer através da hereditariedade, de anomalias nas células, de alterações metabólicas (como Diabetes), obesidade, traumatismos, problemas postural, fatores mecânicos e fase natual do envelhecimento.
A artrose é mais comum em mulheres onde se manifesta na grande maioria nas mãos, nos joelhoes e na coluna cervical. E se inicia principalmente em indivíduos a partir dos 30 anos de idade. Estima-se que 35% das pessoas já tenha Osteoartrite em alguma articulação nesta idade, sendo a grande maioria sem sintomas. Aos 50 anos aumenta muito a prevalência e a partir da década dos 70 anos 85% dos indivíduos terão alterações ao RX.


Outras doenças que afetam a cartilagem como artrite reumatóide, artrite infecciosa e doenças por depósitos de cristais (gota e condrocalcinose) podem apresentar-se com o mesmo tipo de lesão e são rotuladas como Osteoartrite (OA) secundária.



OS SINTOMAS SÃO:

Inicio da doença:


* Desconforto articular ou ao redor das articulações e cansaço;

* Dor - Surge após uso prolongado ou sobrecarga das articulações comprometidas;



Fase avançada da doença:


* Dor após longo período de inatividade articular (como po exemplo durmir), há dor no inicio do movimento que parmace por alguns minutos.

* Dicreta rigidez nos dedos, joelhos e quadris pela manhã;

* Edema e calor local ao exame de palpação entre outros;

* Forma arredondada nas articulações.


Nos pacientes que têm piora progressiva a dor fica mais forte e duradoura e as deformidades acentuam-se. Na Osteoartrite de quadrís e joelhos, subir e descer escadas fica mais difícil assim como caminhadas mais longas.

O fato de uma articulação estar comprometida já é suficiente para que se desenvolva atrofia muscular, mas certamente a falta de movimentos completos e a inatividade são fatores coadjuvantes importantes. Em casos extremos, os pacientes necessitam fazer uso de bengalas ou muletas.


O TRATAMENTO

* Fisioterapia;

* Pilates;

* Reeducação Postural Global ( R.P.G)

* Exercícios de alongamento;

* Exercícios posturais;

* Fortalecimento muscular;

* Analgésicos;

* Anti-inflamatórios;

* Infiltração articular - casos mais avançados;

* Cirúrgias - para a implantação de próteses articulares para melhorar a movimentação e aliviar a dor.


Lembrado-se que quando mais rapido começar o tratameno melhor será a resposta.

Abços!!!!

Drª Marcia Neves
Fisioterapeuta
Especialidades:Fisioterapia, Reeducação Postural Global (R.P.G), Pilates, Estética Facial e Corporal.
Contato:(21)2524-4933 / (21)3027-8393 8688-3331
Av. Treze de Maio 23 sala 1734 e 1733 - Centro - Rio de Janeiro - R.J Cep: 20031-007
E-mail:fisiospamn@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário