terça-feira, 27 de abril de 2010

AURICULOTERAPIA


Auriculoterapia que é uma técnica complementar terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa destinado ao tratamento das enfermidades físicas e mentais que promove analgesia através de estímulos de pontos reflexos situados no pavilhão auricular.

O’Neill (2003), acredita que a analgesia por acupuntura ocorra devido à estimulação de pontos reflexos do corpo na aurícula gerando impulsos nervosos que provocariam uma inibição da resposta álgica no local da comporta da dor, nos centros superiores do tronco cerebral. Dumitrescu (1996) e Souza (1996) acrescentam que a estimulação dos pontos auriculares por meio de agulhas e/ou sementes gera um estímulo periférico a partir da orelha, o qual desencadeia uma série de reações neurológicas e bioquímicas no sistema nervoso central, promovendo a liberação de substâncias como endorfina e encefalina por parte do cérebro, formando assim uma verdadeira “farmácia do corpo”.

Os resultados obtidos são rápidos e eficientes, pois ao tratarmos os pontos auriculares, estamos estimulando o próprio organismo a se curar, fazendo com que ele produza substâncias que venham restabelecer o equilíbrio do organismo, resultando na recuperação da saúde.

Devido à sua comprovada eficácia na prevenção e tratamento de diversas doenças, principalmente aquelas com sintomas dolorosos, o emprego da acupuntura associada ao tratamento convencional medicamentoso tem se mostrado um importante instrumento para a promoção da saúde.


Drª Marcia Neves
Fisioterapeuta
Especialidades:Fisioterapia, Reeducação Postural Global (R.P.G), Pilates, Estética Facial e Corporal.
Contato:(21)2524-4933 / (21)3027-8393 / 8688-3331
Av. Treze de Maio 23 sala 1734 e 1733 - Centro - Rio de Janeiro - R.J Cep: 20031-007
E-mail:fisiospamn@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário