domingo, 25 de abril de 2010

A FORMA CORRETA DE DIRIGIR



As pessoas que passam longos períodos dirigindo são mais propensas a sofrer de dor nas costas. Sendo a região lombar a perte do corpo mais sacrificada pela postura inadequada. É onde a dor se concentra na maioria das vezes. Os braços também são atingidos pela expansão da tensão que começa no pescoço. Motoristas que dirigem por mais de oito horas por dia tende a apresentar dores a partir dos 30 anos. Sendo assim, é importante manter uma boa postura ao dirigir. Dirigir em uma posição desconfortável, além de tornar o percurso desagradável, pode trazer consequências físicas.



Siga essas dicas e fique de bem com sua coluna:


1-) Ajuste a altura do assento para que fique a cerca de 30 cm do chão do carro. Caso não seja, eleve a altura com uma almofada;


2-) Incline o encosto entre 15 e 25 graus, o que gera um ângulo entre as coxas e os quadris de 110 a 120 graus. Não coloque o encosto muito reto pois a coluna vertebral possui curvas que podem ser prejudicadas. É recomendável que as costas fiquem retas e encostadas no banco. Para não forçá-las, é preciso que todos os comandos estejam ao alcance do motorista. Adote uma almofada em forma de meia-lua na região lombar para descansar.

3-) O volante deve estar de maneira que os braços fiquem flexionados ( não fiquem totalmente esticados nem muito dobrados), ombros relaxados e permitir que as pernas estejam dobradas em um ângulo de aproximadamente 135 graus.


4-) Ajuste do encosto da cabeça deve estar nivelado com a altura dos olhos e alinhado com o queixo e o peito. A parte superior deverá ultrapassar a linha limite da cabeça. O centro de gravidade da cabeça deve ficar apoiado nesse encosto. Se não puder ajustar o apoio de cabeça, ajuste o encosto do banco. Não importa se o apoio de cabeça se projeta para cima. O prejudicial é que fique muito abaixo, porque a cabeça pode ir para trás.


5-) Ajuste o cinto de segurança de modo que a correia superior não passe pelo seu pescoço nem muito abaixo, e sim entre o peito e a clavícula;


6-)Se o carro for utilizado por mais de uma pessoa, antes de sair ajuste a posição correta para você;


7-) Se o carro for de duas portas, use sempre o banco do carona para entrada e saída de seus passageiros, assim a sua posição de motorista não será alterada.


Vale ressaltar que dirigir com conforto e segurança não depende só da sua posição. É importante que o interior do carro esteje com um temperatura ambiente agradavél pois temperatura quente demais causa cansaço físico e sonolência.

E ATENÇÃO: O uso de massageadores, encostos, alguns tipos de almofadas ou qualquer outro acessório é desaconselhável. Segundo os especialistas, esses objetos causam insegurança e deixam a superfície do banco lisa. Em casos de freadas bruscas ou curvas, esses objetos podem prejudicar e até provocar acidentes.

Uma boa dica para quem precisa viajar grandes distâncias é parar o carro a cada duas horas para esticar braços, pernas e relaxar. Alongar braços, pernas e as costas previne problemas e alivia a tensão.


Drª Marcia Neves
Fisioterapeuta
Especialidades:Fisioterapia, Reeducação Postural Global (R.P.G), Pilates, Estética Facial e Corporal.
Contato:(21)2524-4933 / (21)3027-8393 8688-3331
Av. Treze de Maio 23 sala 1734 e 1733 - Centro - Rio de Janeiro - R.J Cep: 20031-007
E-mail:fisiospamn@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário