terça-feira, 27 de abril de 2010

QUALIDADE DE VIDA

QUALIDADE DE VIDA

A qualidade de vida é um termo empregado para descrever a qualidade das condições de vida levando em consideração fatores como a saúde, a educação, o bem-estar físico, psicológico, emocional e mental, expectativa de vida entre outros. A qualidade de vida envolve também elementos não relacionados, como a família, amigos, emprego ou outras circunstâncias da vida.

A saúde e a qualidade de vida das pessoas não se resumem ao seu estado de saúde, identificado pelos resultados de exames laboratoriais (níveis de glicose e colesterol no sangue, por exemplo), pela sua pressão arterial ou pela necessidade ou não de tratamentos ou uso de medicamentos. Trata-se de um conceito bem mais amplo, que envolve a sensação de bem-estar das pessoas em seu ambiente familiar, na escola e no trabalho e no seu contexto sócio-econômico e cultural.

Muitos autores acreditam que a qualidade de vida possui várias dimensões, que podem ser resumidas nas esferas:

- Física;

- Emocional;

- Social;

- Espiritual;

- Intelectuais.

Acreditamos que essas dimensões são igualmente importantes e devem ser desenvolvidas com harmonia, integração e equilíbrio. Assim, torna-se muito difícil que uma pessoa opte, por exemplo, por desenvolver unicamente a esfera profissional, relegando para segundo plano o cuidado com o corpo, as relações com a família e os amigos, e não se preocupe com os valores pessoais. Provavelmente, também não conseguirá sucesso na área profissional. Pois isso depende do equilíbrio harmônico de todas as dimensões.

E todas estas dimensões devem ser cultivadas e desenvolvidas no dia-a-dia ao longo de toda a nossa vida. Estas partes não podem ser separadas, pois as dimensões físicas, emocionais, sociais, espirituais e intelectuais estão intimamente inter-relacionadas. A receita é integração, equilíbrio e harmonia entre estas dimensões.

A conexão entre as diferentes dimensões da saúde e qualidade de vida tem sido estudada e as evidências têm se mostrado cada vez mais fortes. Estas pesquisas demonstraram que o amor, a amizade, o perdão, o apoio fraternal e a comunicação entre as pessoas têm forte relação com as doenças cardiovasculares (infarto do miocárdio e derrame cerebral), os problemas imunológicos, as doenças gastrintestinais, o câncer e o tempo de vida. Conclui que o amor, a amizade e o apoio de outras pessoas são necessidades tão importantes para as pessoas como dormir, comer ou mesmo, respirar.

Uma nova modalidade de estudo da dimensão emocional, denominada psicologia positiva, que tem em Martin Seligman um dos seus pilares, demonstra que as emoções positivas funcionam como previsão de saúde e longevidade. Pessoas felizes tem melhor estilo de vida, pressão arterial mais baixa e um sistema imunológico mais ativo que as menos felizes. Sabe-se que as pessoas otimistas cuidam mais da saúde e têm resultados melhores quando são submetidos à cirurgia ou outros tratamentos. A boa notícia é que os traços positivos, principalmente as forças e virtudes, como a gentileza, a capacidade de perdoar, a humildade, o autocontrole, a liderança, a perseverança, a integridade, à vontade de aprender e o humor podem ser cultivadas e desenvolvidas.

Diante de tanta violência, maldade, corrupção, pobreza e guerras, muitas pessoas acabam tendo a atitude da avestruz: colocam a cabeça na areia, se escondem e resolvem tocar a sua vida sem pensar ou se envolver. Mas, sabemos que não é possível ter uma vida feliz ou com qualidade de vida sem assumirmos parte da responsabilidade pelo cuidado com o nosso país, com as pessoas com as quais a gente convive e com o mundo onde vivemos. Na verdade, nem sempre conseguimos grandes vitórias ou mudanças, mas esta interação, buscar melhorar as coisas, já nos dá a sensação de recompensa e nos deixa mais felizes.

Deste modo, o primeiro passo é sermos pró-ativos. Atitudes que permitem evolução e crescimento:

- Tudo começa pela nossa atitude;

- Adquirir conhecimentos;

- Buscar ajuda com profissionais competentes;

- Estabelecer metas e objetivos.


COMO ADQUIRIR QUALIDADE DE VIDA

É fundamental que tenhamos um tempo para o nosso cuidado e crescimento pessoal. Devemos reservar uma parte do nosso dia para atividades que criarão condições para uma vida melhor. Deste modo, criar um espaço em nossa agenda para realizar atividade física, ligar para os amigos, ir ao dentista ou olhar o pôr-do-sol fará a diferença em nossa vida.

A qualidade de vida não é atingida somente com grandes realizações, crescimento material ou acontecimentos fantásticos. Mihaly Csikszentmihalyi estudou os acontecimentos que deixavam as pessoas mais felizes ou satisfeitas e fazem a excelência na vida. Observou que pequenos eventos, em casa, no trabalho ou no lazer trazem grande satisfação e ajudam a reduzir o stress.

Devemos nos lembrar que a qualidade de vida não é uma meta que atingimos e, pronto! Ao longo de toda a nossa vida, com momentos bons e ruins, com altos e baixos, vamos evoluindo, aprendendo e nos fortalecendo.

Como dissemos, a nossa saúde e qualidade de vida possuem as dimensões física, emocional, social, espiritual e intelectual. O crescimento e o bem-estar provêm do equilíbrio entre estas dimensões. Assim, é importante fazer o diagnóstico. A partir deste diagnóstico, é importante estabelecermos METAS E PRIORIDADES. Elas devem ser claras para evitar a distração e termos um caminho a seguir. Inicialmente, a partir da avaliação, faça uma lista de metas de longo prazo. Elas devem ser atingidas e mantidas por, pelo menos, um ano. Além disso, as metas devem ser realistas e que podem ser conferidas ao final do período. Por exemplo, você pode ter como meta, parar de fumar, ter uma vida mais ativa e realizar atividades físicas, cinco vezes por semana ou rever a alimentação e perder dez quilos de peso. Mas antes disso, estabeleça algumas metas de curto prazo que ajudarão a atingir a meta de longo prazo. Por exemplo, se deseja ser mais ativo, inicie com caminhadas duas vezes por semana, pela manhã e vá aumentando a freqüência até atingir os cinco dias desejados, convide um amigo para caminhar junto ou passe a levar o cachorro para passear.

A verdade é que, considerando a máxima que “...a única coisa permanente é o constante processo de mudanças...”, precisamos estar sempre nos reposicionando e perguntando:

- Estou sendo feliz no que faço (trabalho, lazer, vida familiar, etc ...)?

- Meus objetivos/planos/metas ainda são válidos para as atuais condições?

- Do que tenho aberto mão em função das atuais opções?

- O que estou fazendo para que outras pessoas também tenham mais qualidade de vida?

- O que posso fazer para ser mais feliz na diversas dimensões da vida (físicas, emocionais, sociais, espirituais e intelectuais)?

Estes questionamentos, obviamente, não devem tornar-se um “pesadelo”, mas parte natural de um constante processo de desenvolvimento humano, fazendo da vida algo muito sagrado. A qualidade de vida é uma busca pessoal e social. Busca que deve ser constantemente reavaliada e reajustada.

A questão central é que precisamos fazer alguma coisa, “não deixar para amanhã tudo aquilo que gostaria de fazer, posso fazer e tenho condições de fazer hoje”. Temos a tendência de achar que viveremos eternamente e que, portanto, podemos adiar, mesmo as coisas boas. Não adiemos as coisas boas. Qualidade de vida tem algo de “aqui e agora”, e algo que poderíamos chamar de “planejar o futuro”.


Pequenos detalhes que podem proporcionar uma boa qualidade de vida:

- Ao sair da cama, não se levante rapidamente. Quando você acorda, sua coluna está em relativo repouso. Assim, procure levantar calmamente, para não agredi-la. Sem levantar a cabeça, fique deitado de lado, dobre as pernas e impulsione o corpo com a mão, ao mesmo tempo que coloca as pernas para fora da cama. Espreguice, respire e, aí sim, inicie o seu dia;

- Tome um banho de chuveiro caprichado. Faça uma rigorosa higiene bucal e vista-se caprixosamente;

- Adote uma alimentação saudavel;

- Tente pensar positivamente, leia frases positivas e procure conversar com Deus;

- Harmonize seu lar: Abra portas e janelas e comece uma limpeza. Tire tudo do guarda-roupa e só guarde o que esta realmente precisando. Elimine o resto da melhor forma que encontrar. Roupas e objetos sem uso bloqueiam o fluxo de energia do ambiente. A energia parada adoece a casa, você e sua família. Faça isso periodicamente;

- Tenha objetivos: Melhore sua condição financeira, planeje comprar bens, faça viagens e busque tudo que você quiser, mas não dependa dessas conquistas para viver bem. O verdadeiro bem-estar é alcançado através dos objetivos espirituais como tentar ser mais paciente, confiável, aberto, sincero e ter fé na vida; assim, você garante equilíbrio, satisfação e razão de viver;

- Atualize-se, leia o jornal ou ouça as notícias no rádio ou na televisão;

- Pratique exercícios físicos;

- Visite a natureza: Uma vez por mês, faca uma visita á mãe natureza. Ela purifica suas células e acalma seu espírito. O mar neutraliza as energias negativas, as cachoeiras ativam a vida celular e o verde ativa o processo de autocura, tanto física como emocional. Você é parte da natureza, harmonize-se com ela;

- Evite o sol entre 10h e 16h;

- Utilize seus talentos: Descubra seus dons e talentos e coloque-os em pratica. A sua saúde física e emocional depende muito disso. Pessoas que não utilizam esta energia criativa bloqueiam o seu fluxo energético e adoecem física e emocionalmente. Canalize seus talentos com o propósito de melhorar a vida das pessoas, esse e um bom caminho para encontrar equilíbrio e crescimento;

- Ocupe seu tempo, trabalhe, estude, faça cursos seja produtivo.Isso encurta o dia e dá sentido à vida;

- Faça visitas, telefone para amigos e familiares. Escreva aos que estão longe, comunique-se;

- Aceite a vida: Volte sua mente para o que a vida oferece de bom. Ajude pessoas, seja sincero e alegre, aceite-as como elas são e aceite-se como você é.

- Mude seus defeitos, busque força para mudar o que podemos mudar;

- Encerre o dia com a leitura de um bom livro, um bom filme ou seu programa de TV preferido. Não vá para a cama se não estiver com sono e evite deitar-se muito cedo. Se você tem dificuldades para dormir, gaste o máximo de energia durante o dia em longas caminhadas;

- Converse com Deus: Sintonize-se com o TODO PODEROSO que esta ao seu redor e dentro do seu coração


Drª Marcia Neves
Fisioterapeuta
Atendimento em empresas e consultório.
Contato:(21) 3027-8393 8688-3331
Av. Treze de Maio 23 sala 1734 e 1733 - Centro - Rio de Janeiro - R.J Cep: 20031-007
E-mail: meesteticaeterapias@hotmail.com
marcianevesfisioterapeuta@hotmail.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário