domingo, 25 de abril de 2010

CUIDADO COM A MOCHILA ESCOLAR




Não é novidade para ninguém que carregar peso demais é prejudicial às crianças. O máximo indicado é de 10% do próprio peso, mas fatores como estrutura física e condicionamento muscular podem aumentar ou diminuir esse porcentual, dependendo da conformação física da criança. O excesso de peso pode causar dores musculares, nos braços, aparência de ¨corcunda¨( cifose dorsal)entre outros desvios postural.

O excesso de peso nos discos intervertebrais reduz o espaço entre as vértebras, comprimi as raízes nervosas, o que pode contribuir para o aparecimento da hérnia de disco. O que se torna muito doloroso para a crainça.

A mochila deve ser sempre distribuída nos dois ombros e não de um só lado. No caso daquelas que têm rodinhas é importante escolher uma peça com puxador adequado para a altura da criança e orientá-la a alternar o braço que puxa, para evitar risco de escoliose e outros prejuízos à coluna. A coluna da criança deve estar reta ao puxar o carrinho.

Também é importante prestar atenção na hora de comprar a mochila. De preferência mochilas com amortecedores para a região dorsal e cinto, para mantê-las bem junto ao corpo. As alças deve ser acolchoadas, pois ajudam a amortecer a pressão sobre os ombros. Ajuste as correias das costas e ombros de modo que a mochila se adapte totalmente às costas da criança, ficando encostada e sem folga. Uma mochila solta nas costas pode puxar o corpo para trás e forçar os músculos, além de fazer a criança curvar os ombros para facilitar o equilíbrio da pasta sem apoio. O fundo da mochila deve ficar apoiado na curva da zona lombar. Nunca deve ficar a mais de 10 centímetros abaixo da região da cintura da criança.
É bom evitar aquelas com muitos detalhes (como bolsos e enfeites) porque eles aumentam o peso final da mochila.

Arrume os livros e outros materiais de uma maneira que não fiquem soltos dentro da mochila, evitando movimentos de desequilíbrio. Olhe o que o seu filho leva para a escola e certifique-se que o material é mesmo o necessário para as atividades rotineiras.

E não se engane achando que dividindo o peso total em duas partes, um na mochila e em uma pasta carregada sob os braço vai resolver o problema. Não vai pois a pressão sobre a musculatura é a mesma. A criança pode até ter um alívio na hora, mas as conseqüências serão as mesmas.

Você mesmo pode fazer algumas observações para saber se há problemas:

1) Peça para seu filho ficar de pé, com os pés paralelos e verifique se seus ombros estão na mesma altura, se um lado está projetado mais para frente do que o outro;


2) Coloque a criança de costas e veja se dá para perceber algum tipo de inclinação na coluna;

3) Fique atento quanto à aparência de concunda (cifose dorsal). Isso não é normal.

Qualquer irregularidade deve ser relatada ao ortopedista da criança. Quanto mais cedo for a intervenção do médico, mais rápido e fáceis serão tratamentos. Muitas vezes, apenas sessões de exercícios e Reeducação Postural Global resolvem. Mas se o caso estiver adiantado, a criança pode precisar usar colete ou até mesmo passar por cirurgia.


Drª Marcia Neves
Fisioterapeuta
Especialidades:Fisioterapia, Reeducação Postural Global (R.P.G), Pilates, Estética Facial e Corporal.
Contato:(21)2524-4933 / (21)3027-8393 / 8688-3331
Av. Treze de Maio 23 sala 1734 e 1733 - Centro - Rio de Janeiro - R.J Cep: 20031-007
E-mail:fisiospamn@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário