domingo, 9 de maio de 2010

A FORMA CORRETA DE SENTAR

Sendo nas atividades profissionais, domésticas e no lazer passamos grande parte do nosso tempo na posição sentada. O fato é que pessoas que passam longos períodos sentadas sofrem mais de dor nas costas do que pessoas que adotam pausas e se movimentam mais.

Desta forma, é importante considerar:

1- O tempo que permanecemos sentados;

2- Como ficamos sentados;

3- Que tipo de cadeiras utilizamos;

4- E o que podemos fazer para prevenir as dores nas costas.


Ao sentar-se, procure não curvar a coluna, e nem deixar os pés paralelos. O correto é sentar-se mantendo sempre a coluna reta, num ângulo de 90º, colocando um pé para frente e outro para trás. E quando já estiver sentado você deve ter os 2 pés apoiados no chão paralelamente.

O encosto da cadeira é essencial para fornecer estabilidade para a pessoa que se senta. Para que uma pessoa tenha uma boa postura na posição sentada, o assento da cadeira ou sofá deve ser firme o suficiente para impedir que a pessoa se afunde ao sentar e aumente a flexão da coluna lombar, forçando as articulações vertebrais.

O assento deve ser firme e profundo o suficiente para suportar as coxas, não forçando o ângulo posterior dos joelhos. A altura ideal de um assento deve ser aquela em que a pessoa sentada mantenha ângulo reto nas articulações dos joelhos e tornozelos. Para as pessoas mais baixas que não conseguem encostar os pés no chão, o uso de um apoio para os pés auxilia a manutenção da postura correta.

Siga essas dicas e fique zen com a sua coluna:

1 - Quando estiver sentado, procure não ficar com os ombros caídos para frente;

2 - De preferência as cadeiras com encosto reto assim ajuda a manter a coluna reta, evitando dores;

3 - Não deixe os pés pendurados no ar ao sentar-se. Caso a cadeira seja alta, use um apoio levemente inclinando para os pés;

4 - Se você trabalha muitas horas sentado, procure alternar ficando alguns minutos por dia em pé;

5 – Não sente em cadeira muito baixa. Pois pode ocasionar dores nas costas;

6 – Não sente em cadeira muito alta. Cadeira muito alta faz com que você trabalhe com os pés suspenso, o que ocasiona dor nos músculos;

7 - Quando possível faça uso do suporte lombar. O apoio lombar vai exercer um suporte na coluna, recuperando a lordose lombar fisiológica e reaproximando a coluna de sua conformação anatômica, reduzindo assim a fadiga muscular. O suporte lombar ajustável permite ao paciente experimentar diferentes posições até encontrar a mais confortável para a sua coluna.


Drª Marcia Neves
Fisioterapeuta
Especialidades:Fisioterapia, Reeducação Postural Global (R.P.G), Pilates, Estética Facial e Corporal.
Contato:(21)2524-4933 / (21)3027-8393 8688-3331
Av. Treze de Maio 23 sala 1734 e 1733 - Centro - Rio de Janeiro - R.J Cep: 20031-007
E-mail:fisiospamn@gmail.com

2 comentários: