segunda-feira, 23 de abril de 2012

QUALIDADE DE VIDA NAS EMPRESAS


Hoje o mundo empresarial convive com uma triste realidade: O aumento espantoso dos casos de doenças ocupacionais, gerando para empresa altos gastos com assistência médica, processos judiciais e perda do aproveitamento da qualificação de seus empregados que são afastados por apresentarem quadro álgico intenso impedindo-os de realizarem suas tarefas no trabalho, no lar e até mesmo no lazer.

As D.O.R.T.(Disturbios ósteo-muscular relacionado ao trabalho) são definidos como um grupo de doenças de difícil tratamento e diagnósticos, caracterizados por distúrbios musculares, tendinosos, principalmente dos membros superiores. Embora atinjam principalmente os membros superiores do corpo as D.O.R.T.s podem afetar o ser humano como um todo. São ocasionadas pelo uso excessivo de determinadas articulações do corpo sobrecarregando um grupo muscular, particurlamente, devido ao uso repetitivo e à manutenção de posturas inadequadas.

Os principais sintomas observados são: dor, fadiga, parestesia, sensação de peso, caimbras, insônia, limitação de movimentos, angústia, ansiedade, diminuição do desempenho profissional entre outros.


ATUAÇÃO DO PROJETO COLUNA ZEN EM SUA EMPRESA

Possuimos uma equipe multiprofissional que atua na prevenção, resgate e manutenção da saúde do trabalhador, sob o enfoque interdisciplinar, com o propósito de melhorar a qualidade de vida do trabalhador, evitando a manifestação de queixas músculo-esqueléticas de origem ocupacional ou não, com conseqüente aumento do bem estar, desempenho e produtividade.


OBJETIVOS DO NOSSO TRABALHO

Corrigir vícios posturais;

Prevenir lesões por esforço repetitivo e tensão;

Proporcionar relaxamento;

Proporcionar motivação e satisfação com o ambiente de trabalho.



BENEFÍCIOS PARA O TRABALJHADOR


Promove relaxamento muscular;

Promove uma maior mobilidade e melhor postura;

Promove o combate e prevenção das doenças profissionais;

Promove o combate e prevenção do sedentarismo, estresse, depressão, ansiedade...;

Promove a sensação de disposição e bem estar para a jornada de trabalho;

Melhora da flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e a resistência;

Benefícios fisiológico relacionados ao exercício sobre o sistemas cardíaco, respiratório, esquelético e circulatório;

Redução da sensação de fadiga no final da jornada;

Melhora o estado de saúde em geral.



BENEFÍCIOS PARA A EMPRESA


Baixo custo de implantação do programa;

Redução do índice de absenteísmo (faltas ao trabalho);

Redução do índice de presenteísmo (estar presente no trabalho, mas não ser produtivo);

Redução do gasto com afastamento e substituição de pessoal;

Melhoria da imagem da instituição junto aos empregados e a sociedade;

Maior produtividade.


SERVIÇOS OFERECIDOS PELO PROGRAMA


QUICK MASSAGEM - É uma massagem que enfatiza o equilíbrio energético do corpo e o relaxamento muscular das regiões cervical, dorsal e membros superiores. Tem duração de 15-20 minutos, é aplicada numa cadeira especial portátil o que facilita o tratamento, pois pode ser executada no próprio ambiente de trabalho do funcionário

GINÁSTICA LABORAL - É compreendida como um grande instrumento na melhoria da saúde física do trabalhador, reduzindo e prevenindo problemas ocupacionais. Por ser uma atividade física leve e de curta duração não sobrecarrega e nem cansa o trabalhador.

AURICULOTERAPIA - Devido à sua comprovada eficácia na prevenção e tratamento de diversas doenças com sintomas dolorosos, o emprego da auriculoterapia no tratamento das D.O.R.T.s pode ser um importante instrumento para a promoção da saúde em sua totalidade, mostrando resultados excelentes, pois é uma técnica que pode ser associada ao tratamento medicamentoso e fisioterapêutico.

EMBELEZAMENTO FACIAL - Higienização + Esfoliação + Máscara calmanta. Ideal para dias de eventos na empresa ou oferecer a seu empregado como forma de premiação. Procedimentos estéticos aumenta a auto-estima do trabalhador.

FISIOTERAPIA - O objetivo fundamental do plano de tratamento fisioterapêutico é eliminar ou minimizar a intensidade dos fatores físicos que causaram ou agravaram as D.O.R.T.s. Além de trabalhos preventivos.

NÃO SE ESQUEÇA QUE:

b>A prevenção ocupacional é tão importantes para qualquer empresa com êxito, como o são a Produção, a Gestão da Qualidade e o Controlo de Custos.

Drª Marcia Neves
Fisioterapeuta
Especialidades:Fisioterapia, Reeducação Postural Global (R.P.G), Pilates, Estética Facial e Corporal.
Contato:(21)2524-4933 / (21)3027-8393 8688-3331
Av. Treze de Maio 23 sala 1734 e 1733 - Centro - Rio de Janeiro - R.J Cep: 20031-007
E-mail:fisiospamn@gmail.com